Teste de bateria: um cuidado a mais que pode prevenir problemas
Teste de bateria: um cuidado a mais que pode prevenir problemas

Se você está desconfiado que a sua bateria não está funcionando conforme deveria, existe um procedimento que pode lhe ajudar: o teste de bateria!

Para avaliar a vida útil e o funcionamento da bateria do seu carro, essa é uma etapa fundamental.

Quer garantir que a bateria do seu carro não acabe de repente? No texto a seguir você encontra tudo o que precisa saber sobre os testes de bateria.

O que faz com que a bateria fique fraca?

Principalmente durante o inverno ou em momentos em que a temperatura está baixa (ao amanhecer, por exemplo), as baterias tendem a apresentar falhas no funcionamento.

A umidade no ar, o frio e o uso dos faróis durante a manhã consome bastante carga durante o inverno, e dessa forma faz com que o item se desgaste.

Outro ponto para observar é quando o carro fica parado por muito tempo, pois dessa forma ele também apresenta problemas. 

Isso acontece porque, mesmo desligado, o veículo necessita de pequenas cargas de energia para manter alguns componentes. Dessa forma, é natural que a bateria descarregue com o carro desligado.

Mas como podemos verificar se a bateria está, de fato, fraca?

O primeiro passo é observar as luzes dos faróis quando você está utilizando o veículo. Normalmente, quando a iluminação está irregular, é sinal de que a bateria apresenta falhas. Isso também pode indicar que há algum problema no alternador do veículo.

Além disso, confira a oxidação dos polos do veículo. Quando esse fenômeno ocorre, forma-se o chamado Zinabre, que acaba barrando o alternador do veículo a fazer o seu trabalho.

Mesmo observando estes dois aspectos, a forma mais confiável de ver se o componente está com problemas é através de um teste de bateria.

Esse tipo de teste normalmente é realizado em concessionárias e oficinas autorizadas. Entenda agora mesmo sobre a importância do teste de bateria.

Como fazer o teste de bateria?

O teste de bateria é recomendado durante a vistoria veicular para averiguar o seu funcionamento.

Para isso, é fundamental levar o seu carro em uma rede autorizada a fazer o teste. Lá, o técnico responsável poderá utilizar ferramentas e procedimentos adequados para fazer a aferição.

Não é recomendada a tentativa de fazer a medição manualmente, pois caso algum passo seja seguido de forma errada, a bateria pode ser prejudicada.

O equipamento utilizado durante o processo se chama multímetro, e ele serve para realizar a checagem da tensão elétrica, o que indica a carga da peça.

O técnico autorizado irá conectar o cabo preto do multímetro no polo negativo da bateria, ao mesmo tempo em que conecta o cabo vermelho no polo positivo. Dependendo da leitura feita por ele, é possível definir se a bateria está carregada ou não.

Além disso, é possível fazer testes com o carro ligado, medindo o desempenho da bateria e suas variáveis.

Quer saber como fazer o seu teste de bateria? O Atacadão das Baterias oferece este serviço gratuitamente! Clique aqui e entre em contato conosco para fazer o teste no seu veículo.

Compartilhe esse post